A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em nosso país ainda luta contra preconceitos e dificuldades já superadas em várias partes do mundo. É necessário ainda avançar nos processos que envolvem educação, trabalho, ciência, tecnologia e inovação no compromisso não só com as questões de ordem técnica, mas também com a definição de novos marcos éticos, políticos e sociais (DAGNINO, 2014). A EPT é estratégica para romper as barreiras que dificultam o acesso de jovens trabalhadores ao ensino superior de qualidade e gratuito. Essa também deve se pautar pelo tripé ensino, pesquisa e extensão. Ou seja, a EPT em nível superior é aquela capaz de fazer a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
Parte-se da perspectiva de que na EPT também se pode produzir ciência e tecnologia. Além disso, considera-se que sua expansão não deve se dar apenas em termos de número de unidades voltadas para o Ensino Médio e o Ensino Superior, multiplicando o número de matrículas num universo de déficits tão grandes, mas também criando condições institucionais e acadêmicas para que os seus docentes e discentes participem ativamente do debate sobre a EPT nas suas modalidades presenciais e semipresenciais.
Assim, reconhecendo a necessidade de reunir ações voltadas para o acadêmico, o cultural e o social e, principalmente, a importância de pesquisar as implicações da tecnologia no contexto da sociedade contemporânea, nasce na Fatec Jundiaí o Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (NETS), objetivando pesquisar e desenvolver intervenções teórico-práticas para uma formação profissional e tecnológica de qualidade no contexto das novas Tecnologias da Informação e Comunicação, permanecendo com uma proposta institucional para o Ceeteps, buscando articular várias Fatecs, não entendendo-as como isoladas, mas apostando na potencialidade das trocas entre docentes e discentes interfatecs, sem desconsiderar a interlocução com a pós-graduação da instituição.
Surgido em 2008 e formado por professores de diferentes áreas do conhecimento (Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas), o NETS tem privilegiado ao longo dos anos os estudos e ações dentro dos eixos tecnológicos de Turismo, Hospitalidade e Lazer e Produção Cultural e Design, além dos eixos predominantes do Ceeteps como o de Gestão de Negócios e o de Informação e Comunicação. A partir de 2009, ampliou o seu campo de atuação, tanto em relação à participação de alunos, quanto ao envolvimento de mais professores.
Assim, com os docentes integrantes do NETS observando o interesse crescente dos alunos nas particularidades entre tecnologia e cultura na Sociedade da Informação, temáticas e questionamentos fundamentais na formação e crescimento intelectual do tecnólogo, os discentes vinculados ao NETS se reuniram no enfrentamento da necessidade de se desenvolver a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias, no que se refere, sobretudo, às inovações em termos de produção sóciocultural e sociotécnica que têm consequências diretas para a formação acadêmica e profissional.
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