Encontro de Tecnologia e Cultura

O início e seu propósito


Postado em: 19/09/2022

Encontro de Tecnologia e Cultura (ETC), teve seu inicio em outubro de 2012, idealizado e organizado pelo Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (NETS) da Fatec Jundiaí, buscando parceria com outras unidades do Centro Paula Souza (CPS) para realizar estudos, divulgações, celebrações e discussões sobre pesquisas em Tecnologia e Cultura, geradas por seus docentes e discentes. 

Esse coletivo tem nucleado várias ações que podem ser consideradas de extensão. Uma dessas ações são as edições desses ETCs. O objetivo é difundir estudos acadêmicos, divulgações de trabalhos de cunho científico, celebrações e discussões de temas relevantes e atuais para a sociedade. As edições dos ETCs se destacam por propiciar experiências e estudos sobre a educação profissional e tecnológica em diferentes unidades do CEETEPS e outras instituições interessadas.

Com a premissa básica de construção de oportunidades de ampliação do conceito de tecnologia que, muitas vezes, tem sido considerado em sentido restrito. Pensar sobre uma formação técnica e tecnológica transformadora significa considerar a sua função social, compreendendo e questionando modelos e valores de desenvolvimento científico e tecnológico. Isso implica introduzir no currículo e nas atividades de pesquisa e extensão as questões sociais, políticas, econômicas, culturais e ambientais relativas à ciência, à tecnologia e à formação para o mundo do trabalho.

Os ETCs são articulados a outros movimentos institucionais. Entre 2011 e 2020, para registrar, valorizar a produção docente e discente, servindo como um canal de divulgação, foi utilizada a Revista Eletrônica de Tecnologia e Cultura da Fatec Jundiaí (RETC), cujas edições foram ampliadas e diversificadas com a participação de outras instituições de ensino superior e programa de pós-graduação. Nesse contexto, em 2015 foi criado o programa de extensão e Cultura da Fatec Jundiaí (PEC) buscando apoiar a formação profissional e tecnológica, com ações que integram poder público, iniciativa privada e comunidade, através de cursos de difusão e atividades culturais que fortaleçam e divulguem os cursos tecnológicos do Ceeteps. O PEC surgiu como forma de diagnosticar, reconhecer, avaliar e dar continuidade às práticas extensionistas.

1 | 2 | Próxima página

Compartilhe essa página nas redes sociais:


Você também pode salvar e usar o QRCode!

Controle NETS

Controle

NETS