Em 2021, no primeiro semestre, foi realizado o 10º Encontro de Tecnologia e Cultura (ETC) na Fatec Jundiaí. Este evento, em decorrência da Pandemia Covid-19, ocorreu virtualmente, pela plataforma do Microsoft Teams, em três dias alternados (24, 26 e 28 de maio).
Foi uma importante oportunidade para relatar a evolução dos ETCs, fazendo dessa décima edição também um motivo de celebração e registros da memória. Estagiários se dedicaram, de maneira específica, a fazer um resgate da trajetória que é objeto deste artigo. O objetivo para a orientação destes estagiários foi possibilitar o emprego prático do ensino ofertado no Curso de Tecnologia em Eventos, através de pesquisas documentais (fonte primária) e bibliográfica básica (fonte secundária), numa participação direta em atividade de extensão constituída em apresentação virtual no 10º ETC (2021).
O programa de atividades dos estagiários previu o estudo do conjunto de artigos e trabalhos científicos publicados nas edições da Revista Eletrônica de Tecnologia e Cultura (RETC), para uma apresentação no 10º ETC. O estágio abrangeu diálogos com participantes das edições dos ETCs para a recomposição de dados e fotos, reconstrução de uma linha do tempo em que se cruzam os ETCs e as edições da RETC conforme demonstrado no quadro 1.
Quadro 1– ETCs (2012-2021) e Dossiês da RETC (2013-2021)
AnoETCTítulo do dossiê da RETC2012I(Não houve dossiê)2013IIDiálogos entre Tecnologia e Patrimônio Cultural.2014IIIEstudos da Cidade: paisagem e mobilidade urbana.2015IVFormação Tecnológica: diversidade e cultura.2016VTecnologia, Espaço e Cultura.2017VIQualidade de vida e tecnologia.2018VIIEnsino, Pesquisa e Extensão na Graduação Tecnológica.2019VIIICidades Sustentáveis e as políticas públicas para o espaço urbano.2020IXCultura, relações de poder e cidadania.2021XProdução Artístico Cultural para a formação e inserção sociolaboral do tecnólogo.
Ano
ETC
Título do dossiê da RETC
2012
I
(Não houve dossiê)
2013
II
Diálogos entre Tecnologia e Patrimônio Cultural.
2014
III
Estudos da Cidade: paisagem e mobilidade urbana.
2015
IV
Formação Tecnológica: diversidade e cultura.
2016
V
Tecnologia, Espaço e Cultura.
2017
VI
Qualidade de vida e tecnologia.
2018
VII
Ensino, Pesquisa e Extensão na Graduação Tecnológica.
2019
VIII
Cidades Sustentáveis e as políticas públicas para o espaço urbano.
2020
IX
Cultura, relações de poder e cidadania.
2021
X
Produção Artístico Cultural para a formação e inserção sociolaboral do tecnólogo.
Fonte: elaborado pelos autores (2021).
No quadro 1, destacamos os títulos dos dossiês que demonstram o caráter dialógico dessas iniciativas, considerando a relevância das relações entre tecnologia, cultura e formação como eixo transversal, seja das edições dos ETCs, seja das edições da RETC. O levantamento geral dos assuntos tratados nos dossiês proporcionou uma verticalização dentro das temáticas, conforme se pode visualizar no quadro 2:
Quadro 2 - Dossiês da RETC e suas temáticas (2013-2021)
AnoTítulo do dossiêTemáticas2013Diálogos entre Tecnologia e Patrimônio Cultural.Patrimônio cultural.2014Estudos da Cidade: paisagem e mobilidade urbana.Vida nas cidades, mobilidade urbana e políticas públicas.2015Formação Tecnológica: diversidade e cultura.Diversidade e cultura. Inclusão.2016Tecnologia, Espaço e Cultura.Espaço urbano, identidade e ciberespaço. Desastre de Mariana-MG. Olimpíadas no Brasil.2017Qualidade de vida e tecnologia.Rodovias e Ciclovias. Crise social. Perda de biodiversidade. Uso da água e energia. Rejeitos, ecologia e economia.2018Ensino, Pesquisa e Extensão na Graduação Tecnológica.Trabalhos dos docentes do Regime de Jornada Integral.2019Cidades Sustentáveis e as políticas públicas para o espaço urbano.Cidades sustentáveis. Estatuto das Cidades. Sustentabilidade ONU 2015. Gestão participativa. Cidades inteligentes. O espaço e o bem coletivo.2020Cultura, relações de poder e cidadania.Democracia, auxílio emergencial. Reforma previdenciária. Abuso de autoridade. Facetas do poder exercido por indivíduos ou grupos e linguagens utilizadas. Aplicativos “Politiza” e “Poder de Voto”. Voto Consciente e Distopias.2021Produção Artístico Cultural para a formação e inserção sociolaboral do tecnólogo.Distopias. Totalitarismo, censura, individualismo e alienação. Cultura. Práticas socioculturais de comunidades locais e regionais.
Título do dossiê
Temáticas
Patrimônio cultural.
Vida nas cidades, mobilidade urbana e políticas públicas.
Diversidade e cultura. Inclusão.
Espaço urbano, identidade e ciberespaço. Desastre de Mariana-MG. Olimpíadas no Brasil.
Rodovias e Ciclovias. Crise social. Perda de biodiversidade. Uso da água e energia. Rejeitos, ecologia e economia.
Trabalhos dos docentes do Regime de Jornada Integral.
Cidades sustentáveis. Estatuto das Cidades. Sustentabilidade ONU 2015. Gestão participativa. Cidades inteligentes. O espaço e o bem coletivo.
Democracia, auxílio emergencial. Reforma previdenciária. Abuso de autoridade. Facetas do poder exercido por indivíduos ou grupos e linguagens utilizadas. Aplicativos “Politiza” e “Poder de Voto”. Voto Consciente e Distopias.
Distopias. Totalitarismo, censura, individualismo e alienação. Cultura. Práticas socioculturais de comunidades locais e regionais.
Através do quadro 2 constata-se que a evolução temática dos dossiês, originada na Educação Tecnológica, expandiu-se para Patrimônio Cultural, analisou a Vida nas Cidades, tratou de temas sobre Diversidade e Inclusão, focou a Análise de Espaços Urbano e Ciberespaço, valorizou questões relacionadas a Impactos Ambientais, evoluiu para Sustentabilidade e discorreu sobre Poder, Cidadania, Gestão Participativa e Voto Consciente. Essas temáticas não são simplesmente decorrentes das linhas de pesquisa do NES mas demonstram o processo de construção e reconstrução dessas linhas
Embora o enfoque do estudo em tela foi o resgate dos ETCs e diálogo com a RETC nesses anos de atuação de docentes e discentes para a construção de um trabalho sustentado no tripé ensino, pesquisa e extensão, não pudemos deixar de mencionar a experiência do Clube do Livro que envolve todo o esforço até aqui empreendido mas destacando a importância da literatura e da leitura na formação técnica e tecnológica.
O Clube do Livro da Fatec Jundiaí, atividade importante do PEC, iniciada em 2016, vem contribuindo muito para potencializar a riqueza dessa trajetória, incentivando a leitura de geralmente um livro por semestre para interpretá-lo, debatê-lo e estabelecer relações com temas contemporâneos. O Quadro 3 traz informações sobre as dez obras estudadas no período compreendido entre 2016 e 2021.
Quadro 3 - Obras indicadas para o Clube do Livro
AnoSemestreObraAutor20162ºGerminalÉmile Zola20162ºAdmirável Mundo NovoAldous Huxley20171ºA Tempestade (The Tempest)William Shakespeare20172ºA MetamorfoseFranz Kafka20181ºClara dos AnjosLima Barreto20182ºMacunaímaMário de Andrade20191ºAs Cidades InvisíveisItalo Calvino20192ºA Hora da EstrelaClarice Lispector20201ºA Revolução dos BichosGeorge Orwell20211ºFahrenheit 451Ray Bradbury
Semestre
Obra
Autor
2º
Germinal
Émile Zola
Admirável Mundo Novo
Aldous Huxley
1º
A Tempestade (The Tempest)
William Shakespeare
A Metamorfose
Franz Kafka
Clara dos Anjos
Lima Barreto
Macunaíma
Mário de Andrade
As Cidades Invisíveis
Italo Calvino
A Hora da Estrela
Clarice Lispector
A Revolução dos Bichos
George Orwell
Fahrenheit 451
Ray Bradbury
Fonte: Elaborado pelos autores (2021).
Através do acesso ao site do Clube do Livro que está vinculado ao PEC e à Fatec Jundiaí, pode-se encontrar as informações sobre cada obra com a possibilidade de download, assim como as formas de contato para qualquer pessoa que almeje participar de próximos eventos, uma vez que o PEC estimula a participação da sociedade. O Clube do Livro congrega docentes e discentes de outras Fatecs às quais os docentes do NETS estão vinculados.
O Encontro de Tecnologia e Cultura de 2021, que celebrou a trajetória de 10 anos do evento, trouxe uma programação que propiciou um espaço expressivo de extensão universitária, de relacionamento e participação de diferentes públicos da sociedade que vai além da comunidade acadêmica, potencializando a possibilidade de indagações e questionamentos na busca de compreensão a respeito do que se observa e, também, do que se pode inferir em relação ao senso comum, de ampliação da percepção para o sutil que se oculta no sistema político-econômico, para alertar cada indivíduo sobre a alienação que ameaça e pode impactar sua capacidade de criticidade. E, para auxiliar no êxito por esta busca, o 10º Encontro trouxe a oportunidade de discutir o romance distópico “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury. As obras distópicas ganharam força no Clube do Livro porque aguçam a percepção crítica sobre a realidade considerando as relações entre desenvolvimento tecnocientífico, trabalho e formação.
Pode-se perceber, também, a importância de outras atividades culturais presentes nos encontros como: lançamentos de livros, exposições fotográficas, apresentações musicais, grafites, danças, oficina de gastronomia, oficina para fotografar eventos, SLAM, poesias, dentre outras que foram fundamentais para na construção de um espaço compartilhado de formação.
A análise desses estudos e iniciativas na educação profissional e tecnológica buscou destacar a importância de um movimento criado na educação profissional de tecnológica oferecida pelas Fatecs, por meio de um núcleo de pesquisas, o NETS que demandou ações realizadas no âmbito de um programa de extensão, o PEC, tudo isso sendo atravessados pelas diversas edições de um evento, o Encontro de Tecnologia e Cultura que, atraindo a participação de pesquisadores de diversas instituições, foi capaz de dinamizar uma revista científica, a RETC cujos dossiês aqui foram destacados.
Página anterior | 1 | 2 |